quinta-feira, 29 de março de 2012

Manual de maquilhagem - Termos (para iniciantes)

Olá mais uma vez,
Hoje estava a dar uma olhadinha no blog e lembrei-me de um episódio engraçado que se passou no início da formação de formadores que fiz e vocês vão já perceber o porquê deste artigo ;D

No início da formação foi-nos pedido que falassemos durante 10 minutos sobre um tema em que nos sentíssemos à vontade como forma de avaliação diagnóstica, e eu, como é claro, filmei-me a fazer uma maquilhagem em mim mesma e no dia da apresentação passei o vídeo ao mesmo tempo que ia explicando o que tinha feito (Ter um vídeo de fundo foi uma técnica que usei para controlar o tempo).

Resumo da história, o meu formador do módulo inicial foi um homem, que, como grande parte dos homens e até de mulheres, não sabia distinguir os diferentes termos que usei, como "eyeliner", "blush", "rímel" enfim.
Basicamente fez-me perceber que é muito importante termos em conta o nosso público alvo e das duas uma, ou o selecionamos e aceitamos apenas aqueles que à partida já conhecem os termos sobre os quais vamos falar, ou então temos que fazer uma revisão dos termos mais específicos.

O que resultou foi ele dizer-me qualquer coisa do género "Aquilo que aplicou nas pestanas, o eyeliner (...)" 
Eu fiz a correção e ele chamou-me a atenção para o facto de não saber distinguir esses termos.

Então hoje decidi fazer um breve resumo sobre os termos básicos da maquilhagem, não sei se me vou lembrar de tudo hoje, mas à medida que for percebendo qualquer falha, vou atualizando o artigo :)
E sintam-se à vontade de fazer qualquer correção se algo não estiver bem,  ainda há muita coisa que não sei, mas quero aprender!



Então vamos lá


Primer
O que é?
É um produto que antecede toda a maquilhagem, tanto no rosto como nos olhos, e serve para facilitar a aplicação de maquilhagem, fixar melhor o produto na pele, prolongar  a duração do mesmo, destacar melhor as cores no caso dos "primers de sombras", aperfeiçoar a tez (aspecto da epiderme), etc..
Alguns exemplos:



Corretor
O que é?
É a maquilhagem usada para disfarçar imperfeições mais acentuadas como acne, rugas, sinais, manchas, olheiras, etc., antes da utilização da base de maquilhagem.
Alguns exemplos:




Base 
O que é?
Um género de creme mousse ou pó que se aplica no rosto e colo para dar um tom mais uniforme à pele e cobrir imperfeições pouco evidentes.
Alguns exemplos:








Blush
O que é?
A palavra "blush" significa corar, portanto, é um cosmético que se aplica nas faces, em geral para dar-lhes cor ou acentuar as maçãs do rosto.
Alguns exemplos:




Bronzer
O que é?
Como o próprio nome indica, serve para dar um tom bronzeado à pele, normalmente aplica-se acima do blush ou em substituição e deve ser sempre num tom "acastanhado" acima do tom da pele. Servem também para fazer contorno do rosto, de forma a escurecer as partes que queremos deixar menos evidentes. Há "bronzers" opacos e outros que têm pigmentos cintilantes para dar mais realce. Para o contorno, normalmente usam-se o "bronzers" mate/opacos/sem brilho.
Alguns exemplos:




Iluminador
O que é?
Permite, através de partículas cintilantes, destacar partes do rosto ou corpo pelo destaque de iluminação.
As sombras de olhos mais claras, quer opacas quer cintilantes permitem também iluminar e destacar o olhar.
Alguns exemplos:








(Continuação em breve)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz-me o que achaste ;D